top of page

APRESENTAÇÃO

Bal%C3%B5es_edited.png
DATA.png
Quem não sonha o azul do voo,
Perde seu poder de pássaro .
(Thiago de Mello)

Caras e caros cidadãs e cidadãos, 


O 9º Fórum de Mobilização Antimanicomial/FMA e a 6ª Mostra de Atenção Psicossocial/MAP do Sertão do Submédio São Francisco, eventos conjugados, já têm data e local para acontecer: 27, 28 e 29 de maio de 2020, no Complexo Multieventos da Univasf, situado no campus de Juazeiro/BA.


O tema definido para o evento, “Vento engarrafado não empina pipa e nem faz o cabelo voar”, constitui o mote para que os debates, trocas e encontros propiciados foquem no compartilhamento de experiências de cuidado em Saúde Mental/Atenção Psicossocial que apoiam o fortalecimento do projeto de um sertão sem manicômios, à luz das conquistas do processo de Reforma Psiquiátrica iniciado em nosso país no final da década de 1970.


Desse modo, pautaremos a potência da perspectiva antimanicomial nos investimentos e percursos de cuidado construídos na Rede de Atenção Psicossocial/RAPS, com destaque à região do Submédio São Francisco. A proposição é clara: reafirmar a defesa de que o cuidado em Saúde Mental aconteça no território, ativando familiares e comunidade, compromissando-se com a construção de estratégias singulares para lidar com a complexidade de aspectos que atravessam a existência humana e produzem sofrimento.

 
Discutir o cuidado em Saúde Mental, valorizando as construções no âmbito do Paradigma da Atenção Psicossocial e da Redução de Danos, tendo em vista o vasto acúmulo de experiências potentes em nosso país, requer uma análise de marcadores sociais e suas implicações para a saúde/saúde mental. Assim, a máxima do psiquiatra italiano Franco Basaglia, “pôr a doença entre parênteses”, uma grande referência para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, se reinveste de sentido terapêutico, convidando a um reinventar permanentemente da clínica, dada as singularidades de cada processo.
Pretendemos que os intercâmbios se intensifiquem nas rodas da 6ª Mostra de Atenção Psicossocial, que abrirá espaço para narrativas de experiências sobre o cuidado que tem sido construído diariamente nos territórios, garantindo-se voz a profissionais, estudantes, usuárias/os e familiares. 


Convidamos todas e todos em sintonia com essa atmosfera para estarem conosco ao longo do 9ºFMA/6ªMAP. Ele somente se fortalecerá pela presença de cada pessoa que aposta que vale a pena seguir lutando por um mundo em que todos/as caibam, em um contexto democrático, mediante o aprendizado de uma atitude de respeito à diversidade dos humanos e à garantia de direitos fundamentais. 


Saúde Mental e Direitos Humanos é seguramente uma articulação já tida como indispensável, que vem sustentando a produção do FMA/MAP no Vale do São Francisco e que se reforça nessa edição, em meio a um cenário global e local de muitos questionamentos e retrocessos no campo das políticas públicas no que tange ao reconhecimento da pluralidade e singularidade de modos de existir.

Saudações Antimanicomais!


 

Ch%C3%A3o_edited.png
9FMA.jpg
bottom of page